David Burnett e o registro dos Jogos Olímpicos em câmeras antigas
O fotojornalista David Burnett expõe suas fotografias em Nova York até o fim de setembro

Fotos: David Burnett
Em ano olímpico os jogos se transformam em pauta para o ano inteiro e o mundo tem sede de saber mais e mais sobre esse evento esportivo, tanto historicamente falando quanto o que está acontecendo no momento. E quanto se trata de fotografia, o momento é mais que oportuno para que os profissionais de fotografia esportiva possam se destacar e conquistar o mundo com suas imagens encantadoras.
É o caso do fotógrafo David Burnett. O americano tem por objetivo registrar os Jogos Olímpicos e de uma maneira bem peculiar. Não é só o olhar de David que impressiona, mas também o fato de ele fotografar com máquinas analógicas. Independente do lançamentos tecnológicos que aparecem a cada ano o fotógrafo usa uma câmera Holga de plástico com filme de médio formato 120mm, de 1982. Outro modelo que Burnett costuma usar é uma câmera Speed Graphic 4×5, de 1950, – conhecida como uma das mais famosas câmeras de imprensa – e além dessas duas uma Canon EOS 10D, DSLR de 2003 com 6 megapixels.
O trabalho de David Burnett está sendo exposto pela segunda vez na galeria Anastasia Photo, em Nova York, e acontece até o dia 25 de setembro. A mostra “Man Without Gravity” reúne inúmeros trabalhos do fotógrafo que passou por todas as olimpíadas desde 1984. “Eu tenho o luxo de nunca ter sido o fotógrafo que foi invocado para obter o vencedor naquela postura vitoriosa”, diz Burnett. “Muitos fotógrafos têm grande experiência fotografando aqueles esportes que eu posso só ver uma vez a cada quatro, ou até doze anos. A minha missão, eu sinto, é estudar o esporte, o movimento, os jogadores e para obter imagens que os espectadores nunca podem testemunhar simplesmente sentado ali observando os jogos”. Se você estiver nos Estados Unidos e passar por Nova York não perca a oportunidade de prestigiar o trabalho de um fotojornalista tão renomado quanto David Burnett. Saiba mais sobre o seu trabalho aqui.
Fontes: Resumo Fotográfico e Anastasia Photo