Marketing: uma meta sem um plano é apenas um desejo
Ricardo e Yan Milani, palestrantes do Núcleo do Empreendedor, contam um pouco sobre a sua trajetória na fotografia e a sua relação com o marketing

Foto: Milani Fotografia
Pai e filho trabalhando lado a lado em uma profissão que tem como objetivo principal registrar o começo de uma família. Pode parecer poético ao colocar dessa forma, mas o trabalho em família exige tanto esforço quanto qualquer outro. É preciso ter força de vontade e discernimento na hora de fazer uma empresa crescer. Ricardo Milani já completou 30 anos no ramo e agora abre as portas para o filho, Yan Milani de apenas 20 anos, para que juntos eles façam a empresa Milani Fotografia crescer ainda mais. O segredinho deles? Um marketing sólido e encantador para atingir seus clientes. Venha conhecer mais sobre essa dupla nesta entrevista!
Nome: Ricardo Milani Gomes
Naturalidade: São José do Rio preto – SP
Idade: 44 anos
Graduação: Superior completo
Profissão: Jornalista e repórter fotográfico
Fotógrafos favoritos: Sebastião Salgado, Nei Bernardes e Rafael Benevides
Luz ideal: Ao entardecer
O que não falta na bolsa de equipamento: Hoje nada, no futuro uma mirrorless
Há quantos anos atua no mercado: 30 anos
Hobby: Nadar e viajar de carro
Filme: Cinema Paradiso
Música: Jota Quest – O amor
Livro: Paulo Coelho – Brida
Lugar: Positano e Roma (Itália)
Planos para o futuro: Viver mais moderadamente e só fotografar o que amo
Um momento bom: Os anos de 2011, 2012, 2013, 2014, 2015
Um momento ruim: 2016, ano dificil de investimentos fortes
Ricardo por Ricardo: Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo
Contato:
Celular 17 997010701
Telefone 32161422
Nome: Yan Martins Milani Gomes
Naturalidade: São José do Rio Preto – SP
Idade: 20 anos
Graduação: Ensino Médio Completo
Profissão: Fotógrafo Autônomo
Fotógrafos favoritos: Jr Luz, Ricardo Milani, John Lennon
Luz ideal: Nascer do sol
O que não falta na bolsa de equipamento: 85mm e Cartão de visita
Há quantos anos atua no mercado: 6 anos
Hobby: Conversar. Conhecer pessoas. Ir pra rave
Filme: Um amor pra recordar
Música: Angels of Destruction – Neelix Remix
Livro: Festa Infinita – Tomás Chiaverini
Lugar: Roma, Bahia, Meu Quarto
Planos para o futuro: Me encontrar na fotografia, comprar uma casa, viajar o máximo que puder (conhecer o mundo talvez)
Um momento bom: Viagem pra Bahia, 2010 pra 2011
Um momento ruim: Rebaixamento do Corinthians, final de 2007
Yan por Yan: Viva hoje, deixa pra se preocupar amanhã
Contato:
Celular (17) 99782-2771
Portal Photos: Acho que podemos começar com a pergunta que não quer calar! Como é trabalhar em família no ramo da fotografia?
Ricardo Milani: Somos uma empresa de mais de 10 anos, e a vinda de um filho sempre nos renova, sempre nos impulsiona. Palestrei em 2011 e, nessa época, Yan ainda dava os primeiros passos. Hoje fico orgulho de ter outra pessoa junto a mim cuidando de tudo.
Yan Milani: Muito bom! Nesses 6 anos, pelo menos os 3 primeiros, me deram muita “bronca”. E quando elas vinham do meu pai, eu tinha a certeza que elas eram pro meu bem, pro meu crescimento na profissão. Isso acaba confortando a gente e nos fazendo absorver melhor as opiniões dos outros sobre como devemos nos comportar, ou sobre partes técnicas, como regular nossa câmera, etc. Além de poder estar mais tempo com nossa família, que é a coisa mais importante da nossa vida. Poder estar sempre com meu pai, sempre superando nossas fotos anteriores e cada dia descobrir coisa nova, é muito bom mesmo.
PP: Ricardo, você que trabalha nesse segmento há quase 30 anos, quais são as principais diferenças no marketing do mercado de quando você começou e de hoje em dia?
RM: Existem hoje muitos canais de conexão entre cliente e fotógrafo, fala até sobre “atravessadores”, pessoas que indiretamente podem lhe trazer clientes, como também retirar de você. Por isso, seu marketing tem que ser sempre atual. Seu marketing tem que estar sempre na mídia, de uma forma elegante, mas se fazendo valer do seu profissionalismo, sempre, desde antes até hoje. Isso é um ponto em comum, entre passado e presente.
PP: Yan, você que entrou para rejuvenescer o negócio, quais as principais mudanças que você já aplicou?
YM: Além de hoje estar à frente das edições, gravações e organização dos arquivos, talvez eu tenha mudado a forma de agir com as situações nos eventos, fazendo nossa equipe sempre ser mais ágil e menos conservadora digamos assim. E ainda aplicar um olhar diferente em todas as situações de trabalho, seja em uma foto ou em apenas uma opinião.
PP: Qual o segredo do negócio de vocês?
RM: Estar sempre inovando, e antevendo os processos de amadurecimento da empresa. Com a compra do novo espaço o site “fotom” mudou para “milanifotografia”, melhoramos a nossa página na web e nossa forma de atendimento, com espaços menores, porém mais objetivos em oferecer aos clientes mais atrativos, que nem todos possuem…
YM: No meu ponto de vista, o nosso grande diferencial e segredo (que não é segredo pra ninguém), é o marketing! Meu pai é o REI do marketing, e é muito conhecido por isso. Qualquer coisinha vira texto no Facebook e é sempre muito comentado. E um tempo pra cá, ele teve a ideia de colocar a nossa logomarca em TUDO, e assim temos feito, afinal, quem não é visto, não é lembrado. Dessa forma, somos lembrados sempre.
PP: Qual a expectativa de vocês, como pai e filho e também como sócios, para palestrarem juntos no Núcleo do Empreendedor do Wedding Brasil 2017?
RM: Pai e filho juntos no Wedding Brasil. Isso no Brasil é inédito, em minha opinião. A expectativa é que as pessoas se identifiquem com nossa empresa, e que reflitam sobre a educação de seus filhos, de sua família, e conseqüentemente sobre o que querem mostrar aos seus futuros clientes, a forma de atender e de empreender. Muitos fotógrafos necessitam ter noções de empreendedorismo e visão empreendedora. Lutar pelos seus sonhos e colocar em pratica suas metas!
YM: Se nada acontecer de ultima hora, no Wedding Brasil será minha segunda palestra “em cima do palco”, e a primeira podendo falar e passar meus humildes conhecimentos para todo mundo. Acho que apesar da pouca idade e tempo de fotografia, graças a meu pai já vivi muita coisa, já fiz muito evento com ele, com outros fotógrafos e sozinho. Então minha expectativa é poder servir de inspiração, talvez para quem esteja começando e renovar os ares de alguém que já esteja na carreira há tempos. Além disso, quero também poder mostrar que pai e filho trabalham juntos sem problema nenhum e muito pelo contrário, a parceria pode ser muito maior do que com qualquer outra pessoa. O orgulho é imenso, dos dois lados, tenho certeza!
Ricardo e Yan estarão lado a lado no Núcleo do Empreendedor ministrando a palestra “Aprenda a fazer um bom marketing para conquistar clientes”, no dia 26 de abril às 9h, no Wedding Brasil e MakeMovie 2017.