Portal Photos Sans Tache, de Wickbold - Portal Photos
0800 721 4900 portal@editoraphotos.com.br
pics

Sans Tache, de Wickbold

Série inédita questiona o padrão da estética da beleza manipulada

Gabriel Wickbold

Gabriel Wickbold

 

Há exatamente dois anos quando visitei seu estúdio para a entrevista publicada na edição 46 da Photo Magazine, o fotógrafo Gabriel Wickbold mostrou um novo projeto – ainda sem nome – onde ele brincava com a questão dos padrões da estética da beleza artificial apresentada em imagens de revista e internet. Agora Wickbold apresenta o resultado final batizado de Sans Tache (Sem Marca), em cartaz na Galeria Lume a partir do dia 14 de agosto.

Lembro que, na época, Wickbold experimentava a ação do tempo para envelhecer as fotos e, assim, distorcer toda esta estética manipulada dos padrões de beleza estética. Entretanto ele acabou optando pela grilagem (prática muito antiga de colocar um papel (contendo um tipo de “comprovação” de propriedade) dentro de uma gaveta junto com alguns grilos. O papel, após algumas semanas, passa a ter uma aparência envelhecida em razão dos dejetos daqueles insetos. Com este papel envelhecido pela ação dos grilos, a pessoa visa comprovar a antiguidade de sua ocupação).

Gabriel Wickbold

Gabriel Wickbold

 

A série em exposição conta com 15 imagens é inspirada na luz lateral e sombria de Caravaggio e na arte barroca renascentista, Gabriel Wickbold fotografa diversas pessoas que “emprestam” seus corpos para este ensaio, cujo resultado deixa com a sensação de estarem embalsamados, submersos ou, em outros momentos em estado de levitação. Livres de toda e qualquer marca ou mancha em suas peles, por meio de tratamento de imagem. As fotos foram impressas e “jogadas” nas gaveta para a ação dos grilos. A intervenção dos grilos se dá ao comerem o papel onde a imagem de um corpo, em tamanho real, aparece de forma sutil. Metaforicamente, o corpo nada mais é do que o homem sendo comido pelo bicho. O fim que todos nós teremos. “Sans Tache trata da relação humana com as marcas das quais nós mesmos queremos fugir, ao invés de acreditar que elas são parte do nosso aprendizado e da forma mais pura do homem, que é ser feito de carne e osso (…)”, nas palavras do fotógrafo.

Gabriel Wickbold

Gabriel Wickbold

 

Exposição: Sans Tache (Sem Marca)

Artista: Gabriel Wickbold

Curadoria: Diógenes Moura

Abertura: 14 de agosto de 2014, quinta-feira, às 19h

Período: de 15 de agosto a 20 de setembro de 2014

Local: Galeria LUME (Rua Joaquim Floriano, 711 – 2º andar – Itaim Bibi – São Paulo, SP)

Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 14h

Dê sua opinião!

Sobre o Autor
Jornalista e Diretor de Redação na Editora Photos. Apaixonado por rock'n roll e blues.

Matérias Relacionadas