Wedding Brasil comemora 10 anos de sucesso
O evento se consolidou como o maior congresso de fotografia de casamento da América Latina
Em seus 10 anos de história o Wedding Brasil deixou de ser apenas um congresso e se tornou um encontro anual entre fotógrafos em busca de conhecimentos, experiências e amizades. Em 2009, com pouco mais de 800 participantes, foi dada a largada para esse que se tornou o maior congresso de fotografia da América Latina. Em 2018, comemorou 10 anos e recebeu 4 mil profissionais da imagem reunidos em um só lugar.

Fotos: Rafael Canuto e A Essência do Bem
Guilherme Bastian foi um dos palestrantes do WB. Para ele, estar na 10ª edição do maior palco de fotografia de casamento foi indescritível. “Palestrar no Wedding Brasil é uma sensação que não se esquece. Vivo o evento desde 2013, e ver o desenvolvimento do congresso, a evolução estrutural, de conteúdo, é muito bom pois isso se reflete totalmente na qualidade dos fotógrafos que o congresso desenvolve. Cheguei lá três vezes consecutivas, e duas no palco principal e em 2018, minha família estava lá comigo, isso teve um significado muito especial. Agora, depois que tudo isso passou, nada me deixará mais feliz do que ver os fotógrafos colocando em prática e pegando para eles tudo que entreguei durante a minha palestra”, comemora.
O congressistas Tiago Carvalho destaca que é difícil eleger uma palestra como a melhor. “Tivemos palestras e palestrantes incríveis com temas completamente diferentes e de tal modo que fica injusto comparar. A palestra e a presença da Maíra Erlich me marcaram muito. Gabe McClintock falou com propriedade sobre um assunto difícil de passar adiante. Guilherme Bastian deu uma aula de palco e falou de um assunto que eu ajudei a desenvolver trazendo minha experiência como controlador de tráfego aéreo para a fotografia de casamento: consciência situacional! Muitas outras palestras fizeram eu querer ir ainda mais para o WB2019. Só os “corredores” já valem o passaporte, mas essas três palestras citadas acima foram mais que suficientes pra causarem profunda transformação profissional e pessoal!”, comenta.
Ana Cristina Boniolo de Oliveira, de Bom Jesus do Itabapoana, Rio de Janeiro, foi em todas as edições do Wedding Brasil e não se arrepende. “A primeira edição pra mim já foi apaixonante, mas foi muito técnica. E aí os anos foram passando e o WB se transformou em referências, tendências, e nos fez entender que cada fotógrafo é bom no que faz desde que ele crie a sua identidade. Não tem padrão a seguir e sim cada um ser melhor naquilo que se faz!”, conta. Ana reforça a importância de um evento como esse. “Nesses 10 anos de WB entendi que mesmo sendo fotógrafa de uma cidade de interior com poucas festas e eventos perto dos grandes centros, mesmo dando continuidade ao Foto Real que meu pai começou há 53 anos, nós não podemos acomodar e parar no tempo, achando que por termos credibilidade por tantos anos somos os melhores. Nunca! Aprendemos que entender as tendências do mercado e adaptá-las a nossa realidade continuou fazendo do Foto Real além de pioneiros os mais requisitados da nossa região crescendo e aprendendo e inovando sempre”, completa.
Todos os palestrantes buscam contribuir com o crescimento pessoal e profissional dos fotógrafos, como a fotógrafa Maíra Erlich. “Passei longos meses preocupada com o conteúdo dessa palestra. Refleti bastante, principalmente sobre como eu poderia usar essa oportunidade para contribuir com o crescimento daqueles fotógrafos e como isso poderia afetar o registro da memória de tantas famílias dali pra frente. Uma pressão enorme! Mas a energia daquela plateia enorme me aplaudindo é uma sensação que nunca vou esquecer. Acho que foi uma resposta bem positiva, junto com o retorno que tenho recebido até hoje das pessoas que estavam lá. Foi uma experiência de vida indescritível pra mim”, destaca.
Mari Castro foi a vencedora do concurso Eu Palestrante 2018 e falou no Núcleo de Tecnologia. Para ela, foi extremamente gratificante. “Nunca havia subido em um palco como palestrante e confesso que estava com muito medo e frio na barriga. Os primeiros minutos foram de coração acelerado e um pouco aterrorizantes, mas aos poucos a gente vai se adaptando com o lugar, com as pessoas e vai deixando fluir. Cada palestrante tem a oportunidade de mudar muitas pessoas e de influenciar e temos que fazer isso com muita responsabilidade e cautela. Mas é muito lindo perceber o nosso poder, e ver ele sendo propagado para o bem. Além dos palcos, os núcleos esse ano estavam mais organizados e em espaços melhores. Palestrantes maravilhosos e assuntos para todos os gostos. Achei muito boa a variedade de temas e aprendi muito com vários colegas que também palestraram”, comenta.
De congressista a palestrante, Aline Budzyn já participa do Wedding Brasil há 8 anos e adora. “É a terceira vez que eu palestro no WB, segunda participação com a oficina de diagramação. Essa edição de 10 anos foi super especial, pois já vou como congressista há 8 anos. Participar dessa história é incrível e foi muito especial! Eu adoro todos da Editora Photos e me sinto super acolhida por essa família linda”, comenta.
E quando o WB realiza sonhos? “Nossa, foi literalmente a realização de um sonho que tinha já alguns anos, subi no palco com um único objetivo, mudar a vida de todas as pessoas que estariam em minha palestra. E já recebi mais de mil mensagens no direct do Instagram de feedback da galera que estava na palestra, que estão executando muitas estratégias que ensinei. Tiveram também mais de 700 pessoas que baixaram minha apresentação que disponibilizei. Ficou aquela vontade de voltar sabe?”, evidencia Rodrigo Lana.
Leia também: E-book 6 coisas que te impedem de tirar boas fotos